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DIY: Troca do fluido da embreagem PDK e óleo da engrenagem sem usar o modo de enchimento PIWIS

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123K views 177 replies 33 participants last post by  jjrichar  
#1 · (Edited)
Este é um DIY sobre como substituir os fluidos na transmissão PDK 981 Boxster/Cayman sem usar o modo de enchimento PIWIS. Nível de dificuldade: Semelhante a uma troca de óleo do motor.

Antes de começar, posso confirmar que o procedimento que coloquei abaixo funciona. Comparei o nível de enchimento que obtive usando este método com o uso do modo de enchimento PIWIS. Eles são idênticos, desde que você esteja apenas drenando e enchendo. Estou confiante de que seria o mesmo se você estivesse substituindo a bandeja e o filtro. Mas se você estiver fazendo mais algum trabalho, talvez soltando o corpo da válvula ou substituindo o pacote de embreagem, você precisará usar o modo de enchimento PIWIS.


Vídeo do processo de troca de fluido



Vídeo explicando parte do procedimento e comparando o nível do fluido usando o modo de enchimento PIWIS.



Coloquei algumas informações gerais antes de chegar ao DIY abaixo. Desculpe por todas as palavras. Estou apenas tentando colocar tudo o que está na minha cabeça no papel para que as pessoas se sintam confortáveis com o processo. TL;DR, vá para a parte inferior para o DIY.

Eu entendo que as pessoas estarão relutantes em tocar em algo que parece, na superfície, ser complicado e, se executado incorretamente, extremamente caro. Espero que o que escrevi abaixo esclareça um pouco o mistério e lhe dê confiança para fazer o DIY. Aviso padrão: você está fazendo isso por sua conta e risco.

A primeira parte das informações é sobre a troca do fluido da embreagem. Mais abaixo, há algumas informações sobre a troca do óleo da engrenagem.

Este procedimento seria o mesmo para um 911, mas a transmissão é uma imagem espelhada do Boxster/Cayman devido à orientação do motor/transmissão ser invertida.

As informações abaixo vieram de várias fontes. Conversei com vários técnicos da Porsche e tentei sugar seus cérebros com todas as informações que pude. Pessoalmente, trabalhei extensivamente com automáticos ZF por vários anos. Desmontei e reconstruí transmissões, reconstruí corpos de válvulas, etc., e me sinto muito confortável com o que está acontecendo lá dentro. Fiz o mesmo, mas em menor grau, o mesmo com transmissões manuais.

Uma transmissão de dupla embreagem é uma combinação de uma caixa de câmbio automática e manual. Embora as engrenagens/diferenciais sejam quase idênticos a um manual e usem um fluido de engrenagem hipóide padrão, a embreagem e o controle de troca de marchas são praticamente idênticos a um automático. Esta parte da transmissão usa um fluido de viscosidade muito baixa, altamente especializado, semelhante ao ATF.

O óleo da engrenagem é qualquer óleo de engrenagem GL5 75W-90 totalmente sintético.
O fluido da embreagem é um fluido de transmissão automática de dupla embreagem. Faça uma pesquisa na internet por 'DCT ATF' para exemplos. Muitos fabricantes de fluidos estão fazendo isso agora.

Informações sobre a substituição do fluido da embreagem

A substituição do fluido da embreagem é quase idêntica à de um automático, e grande parte da discussão abaixo é para isso.

Veja a imagem abaixo. É um diagrama simples do que está acontecendo na parte de controle da transmissão. Não é exatamente como as coisas são dispostas na transmissão, mas mostra o que está acontecendo no fluxo.

Image



Simplesmente:
- Há um grande banho de óleo na parte inferior da transmissão na bandeja. Isso está cheio de fluido. O filtro fica no fluido com a entrada perto da parte inferior da bandeja. Existem alguns ímãs super fortes que ficam na bandeja que agarram quaisquer partículas ferrosas que circulam no fluido.

- O filtro não é como um filtro de óleo do motor. Eles são feitos de um material fibroso forte que nunca precisa ser substituído. Não foi projetado para capturar pequenas partículas, apenas coisas grandes. Pequenas partículas ferrosas são capturadas pelos ímãs. Outras partículas, como as dos discos de fricção da embreagem, continuam a circular no fluido. Esta é toda a porcaria que você vê quando drena o fluido.

- O fluido é sugado da bandeja pela bomba e enviado para o corpo da válvula. A bomba está sempre bombeando se o motor estiver girando. O corpo da válvula é o cérebro. Ele controla tudo. É cheio de pequenos pistões de alumínio, molas, válvulas, etc. No final, ele tem os solenóides que controlam para onde o fluido flui. Esses solenóides são controlados pelo módulo de controle da transmissão.

- O corpo da válvula controla o fluxo de fluido para as embreagens, atuadores de mudança, etc. Se você tiver a oportunidade de olhar para um corpo de válvula quando aberto, faça-o. É uma maravilha da engenharia moderna. O que fica claro quando você olha para um é o quão finamente usinados eles são.


Layout da bandeja e filtro
Image



Manter um bom óleo neste sistema é fundamental. O óleo ruim degradará a operação do corpo da válvula, desgastará os furos e vedações do corpo da válvula e degradará o engate da embreagem. Se o corpo da válvula não estiver funcionando corretamente, tudo a jusante se deteriorará. Além disso, o fluido é cheio de aditivos, como compostos anti-vibração, que são essenciais para uma operação suave.

A risco de entediar as pessoas, darei um exemplo de como a troca regular de fluido é boa. Recentemente, vendi um Audi Allroad 4.2L 2004. Compramos o carro com 117.000 km e apenas 4 anos de idade. Logo após a compra, a embreagem de bloqueio do conversor de torque apresentou sinais de falha iminente. Vibração ruim na aceleração (embreagem de bloqueio do conversor de torque escorregando e tremendo), e a transmissão estava mudando mal. Imediatamente troquei o fluido da transmissão e todos os sintomas desapareceram. A única coisa era que a ativação da embreagem de bloqueio era ligeiramente instável quando fria, mas nada que o Joe médio notasse. De então, troquei o fluido a cada 10.000 km, ao mesmo tempo em que fazia uma troca de óleo do motor.

Aos 225.000 km, a transmissão estava funcionando identicamente a como estava após a troca inicial do fluido. Precisava remover o motor há alguns anos para corrigir alguns problemas de fabricação conhecidos. A transmissão estava fora, então aproveitei a oportunidade para reconstruí-la e queria instalar um conversor de torque reconstruído. Quando o desmontei, parecia novo por dentro. Os discos de fricção nos pacotes de embreagem ainda tinham a escrita na face de contato que é impressa durante a fabricação. Fiquei totalmente surpreso. Os discos tiveram milhares e milhares de acionamentos, e a escrita nos discos de fricção onde eles entram em contato com o disco de aço adjacente era facilmente visível.

Estou completamente convencido do valor das trocas de fluido. Um bom fluido faz com que os corpos das válvulas funcionem corretamente, de modo que as pressões corretas sejam enviadas aos componentes. Além disso, um bom fluido é essencial para obter a interação correta entre os discos nos pacotes de embreagem.

Voltando à substituição do fluido

Consulte as seguintes imagens de onde as coisas estão na transmissão.

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Image


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A bomba que eu uso
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Experimentei muitas bombas diferentes ao longo dos anos, e a que está na foto acima é a que uso agora. Eles funcionam muito bem, são baratos e são muito fáceis de limpar, por isso ficam impecáveis para o próximo trabalho. Para limpar, você não precisa desmontar. Basta bombear o solvente através dele (uso combustível), depois pegar um pouco de ar comprimido e soprar na mangueira de entrada. As duas válvulas unidirecionais internas são orientadas de forma que o ar flua diretamente, removendo e evaporando qualquer solvente restante. O único problema com essas bombas é que as mangueiras tendem a sair facilmente da carcaça. Fixei minhas mangueiras para que não possam ser removidas.

Ao encher com fluido, você precisa do motor funcionando (isso significa que a bomba está bombeando) e o restante dos componentes na transmissão cheio de fluido (pistões da embreagem, atuadores, etc.). Em seguida, você enche para que esteja apenas pingando do orifício de enchimento. Se você desligar o motor e, portanto, a bomba, um pouco de óleo que está circulando pela transmissão cai na bandeja, o que faz com que transborde do orifício de enchimento. É por isso que o motor precisa estar funcionando ao fazer o enchimento final.

Além disso, o óleo precisa estar na temperatura correta, cerca de 40 graus C. Quão importante é isso, você pergunta? Alguns dirão que é crítico. Na verdade, não é. A diferença de densidade entre 40 e 60 graus C é minúscula. Tendo conversado com o fabricante sobre isso e feito experimentos para medir a diferença, é insignificante. Certamente não o suficiente para fazer qualquer diferença na operação da transmissão, se não for perfeito ao fazer o enchimento. Ter uma leitura de diagnóstico da temperatura do fluido não é necessário. Se você pegar o tubo de alimentação do resfriador do fluido da embreagem (o mais próximo de você no lado esquerdo da transmissão) e ele estiver levemente quente, isso é perfeito. 30 graus parece frio. 50 graus parece quente. 60 graus está quase muito quente para segurar. É incrível como sua mão é sensível à mudança de temperatura. O problema com esta transmissão é que a bandeja é de plástico. As bandejas de metal são muito melhores assim. Eu costumava sempre trocar o fluido da transmissão usando a leitura de diagnóstico, mas depois de um tempo percebi que era uma perda de tempo. Eu poderia facilmente acertar apenas sentindo a panela.

Quão importante é o nível do fluido? Bem, depende de como você dirige. A transmissão não pode correr o risco de falta de óleo na parte inferior da bandeja na entrada do filtro. Sugar ar significa perda imediata de pressão e deslizamento imediato da embreagem ou possível desengate da engrenagem. Super ruim. Este tipo de carro pode estar fazendo uma subida de morro a 30 graus com o nariz para cima e aceleração máxima, logo seguido pela força máxima nas curvas, depois 30 graus com o nariz para baixo e frenagem máxima do motor, ou qualquer combinação maluca desses. O fluido está respingando por todo o lugar. Isso precisa ser atendido. Se você estiver dirigindo assim, sim, o nível do fluido precisa estar correto. Se você estiver dirigindo como um humano, 100 ml aqui ou ali não farão diferença alguma. Como um automático padrão, o deslizamento só ocorre quando o nível do fluido fica muito baixo devido à entrada do filtro estar perto da base da bandeja.

Eu substituo o filtro? Não. Eu costumava fazer isso o tempo todo em automáticos, mas depois de desmontá-los e ver que eram como novos por dentro, não me incomodei mais. Especialmente uma transmissão como esta com uma bandeja que tem parafusos de rendimento de torque de alumínio, etc., e você precisa remover a cinta abaixo da bandeja (realinhamento da roda depois). A proporção suco/espremer é muito baixa para o meu gosto. Além disso, o manual da oficina não menciona isso ao fazer uma troca de fluido. Sim, um pouco de óleo permanecerá na bandeja se você simplesmente drenar. Mas a troca regular de fluido manterá o que está dentro perfeitamente fresco. Em comparação, quando você faz uma troca de óleo do motor, você só substitui 7,5L dos 10L que estão lá.

Em relação aos procedimentos de enchimento que estão nos manuais da oficina, eles precisam criar um procedimento que funcione em qualquer situação. Quente, frio, transmissão nova, transmissão previamente cheia de fluido. É por isso que o modo de enchimento PIWIS existe.

Da pesquisa que fiz, o modo de enchimento faz o seguinte. Ele desliga o fluxo de refrigerante para o trocador de calor do fluido da embreagem (para evitar que ele aqueça muito rapidamente) e faz algo com os solenóides para que os pistões da embreagem e os atuadores de mudança sejam preenchidos com fluido. Tendo usado o modo de enchimento, você o ouve batendo enquanto está fazendo isso.

Mas aqui está a questão, se você está simplesmente drenando o fluido e enchendo, todas as embreagens e atuadores já estão cheios de fluido. Mesmo que você desligue o motor, o corpo da válvula retém o fluido. A única maneira de tirar o fluido daqui é desaparafusar o corpo da válvula. Mesmo que você solte a bandeja e o filtro, o corpo da válvula ainda retém todo o fluido dentro de tudo a jusante dele.

Encher uma transmissão que acabou de ser drenada é completamente diferente de uma que foi preenchida do vazio. O procedimento descrito no manual da oficina é o mesmo para ambos. Encher uma transmissão que estava previamente vazia faz com que ela arrote e peide todo o ar. Além disso, se houver ar onde precisa haver fluido, a transmissão pode fazer algumas coisas estranhas até que tudo esteja cheio.

Então, por que isso é importante? Porque se você estiver simplesmente fazendo uma drenagem e enchimento, o modo de enchimento não é necessário para encher as coisas a jusante do corpo da válvula, pois já está cheio de fluido.

Além disso, desligar o resfriamento (na verdade, o aquecimento) do fluido da embreagem não é tão necessário para que a temperatura esteja correta. Se você ligar o motor do frio e entrar embaixo do carro, poderá sentir a temperatura do fluido da embreagem agarrando a saída da transmissão para o trocador de calor do fluido da embreagem. Também usei um termômetro infravermelho na parte superior da bandeja para verificar se esta é uma boa indicação da temperatura do fluido da embreagem. Agarrar o tubo funciona perfeitamente. Eu sugeriria que as pessoas entrassem embaixo do carro e fizessem isso para que se sentissem confortáveis com o que está acontecendo antes de fazer uma troca de fluido.

Quando você liga o motor do frio, fica claro que o refrigerante que aquece rapidamente é direcionado para o trocador de calor do fluido da embreagem para aquecer o fluido. Não acontece tão rápido que você não possa fazer o enchimento final antes que fique muito quente. Provavelmente leva cerca de 5 minutos para chegar a cerca de 50 graus se a temperatura inicial for de 25 graus. Muito tempo para bombear a última parte do fluido para que esteja cheio muito antes de chegar a 40 graus.

Quando fiz a troca de fluido na minha transmissão, fui bastante clínico ao medir o que saiu e o que coloquei de volta. 3L saíram e 3L voltaram.

O processo que usei foi

- Antes de drenar, removi o bujão de enchimento com o motor funcionando e a transmissão a 40C para ver qual era o nível de fábrica. Estava apenas na parte inferior do orifício de enchimento.

- Drenar. Deixei-o durante a noite no elevador para drenar o máximo possível e também para esfriar para a troca na manhã seguinte. Instalei o bujão de drenagem na manhã seguinte. Temperatura externa 15C. Temperatura da panela 20C.

- Motor desligado, enchido até pingar (2,5L de fluido entraram). A bomba permanece no orifício de enchimento.

- Ligue o motor, volte para o orifício de enchimento e bombeie até o fluido escorrer. Mais 0,5 L entraram antes de escorrer.

- Selecione R, D e P, alguns segundos em cada um. ATUALIZAÇÃO: Não faço mais isso. Se você estiver drenando e enchendo apenas conforme este DIY, selecionar as marchas não faz diferença no nível.

- Volte para o orifício de enchimento e verifique. Ainda estava pingando.

- Removi a mangueira da bomba do orifício de enchimento. Devido ao tamanho da mangueira da minha bomba ser apenas ligeiramente menor que o orifício de enchimento, quando removi a mangueira, o fluido estava saindo em boa velocidade. Estimei que o nível do fluido estava cerca de 5 mm acima da parte inferior do orifício de enchimento. Instalei e torquei o bujão de enchimento neste momento. Olhando para dentro da câmara onde o fluido entra, ela é bastante pequena, e a diferença no nível que estimei ser um volume relativamente pequeno de excesso de enchimento.

- Temperatura do fluido ainda cerca de 25C. Foi cerca de 2 minutos após ligar o motor onde eu tinha o bujão de enchimento reinstalado.

- Instalei a roda, abaixei o carro e fiz um passeio muito curto. Dirigi suavemente até cerca de 70 km/h para garantir que todas as marchas até a 7ª estivessem engatadas. R foi usado para sair do galpão. Todas as mudanças e captação da embreagem perfeitas. Então voltei para casa. Depois que o carro foi levantado, liguei o motor novamente, removi o bujão de enchimento e verifiquei o nível. Agora estava apenas pingando. A temperatura do óleo na panela era de 35 C usando um termômetro IR. Bujão de enchimento reinstalado.

Este passeio e nova verificação foram feitos após uma discussão com um técnico da Porsche que me explicou o que o modo de enchimento estava fazendo e, sem usar o modo de enchimento, o que poderia ser feito para garantir que todos os atuadores estivessem cheios ao verificar o nível. A diferença de nível entre antes e depois do passeio, estimei em cerca de 50ml. Claramente, havia algum pequeno volume na transmissão em algum lugar que precisava ser preenchido por meio do engate da engrenagem. Talvez fossem apenas bolhas de ar se acomodando. Quem sabe.

Para a maioria das pessoas, levantar o carro novamente será um PITA. Tenho a sorte de ter um elevador no meu galpão, então levantar novamente foi uma moleza. Sabendo o que sei agora, não pretendo fazer uma nova verificação quando fizer isso no futuro. Vou apenas encher para que esteja saindo com um pouco de excesso de enchimento e apenas deixá-lo assim.

Resultados após a troca. As mudanças são as mesmas (lindas), mas a captação da embreagem em R e 1ª parece ser mais suave, especialmente em velocidades muito baixas, onde há deslizamento deliberado. Na verdade, eu não esperava nenhuma mudança. Meu carro tem apenas 50.000 km e nunca morou na cidade.

ATUALIZAÇÃO: Já completei a troca do fluido da embreagem duas vezes. Cada vez você só tira cerca de metade do fluido, então fiz duas vezes, com alguma direção no meio, para obter cerca de 75% de fluido novo lá dentro. Na primeira vez, verifiquei o fluido mais tarde, dirigindo um pouco e depois levantando novamente e verificando. Na segunda vez, não me incomodei porque não precisava completar depois de fazer isso ao fazer a primeira substituição do fluido.
Hoje, verifiquei usando o modo de enchimento de óleo PIWIS. Já se passaram cerca de 500 km desde o último enchimento e, usando o modo de enchimento PIWIS, o nível estava perfeito da última vez. Além disso, selecionar diferentes marchas ao encher não fez diferença no nível, então eu não me incomodaria em fazer isso.

Informações sobre a substituição do óleo da engrenagem

Com relação à troca do óleo da engrenagem, a única coisa que é diferente de uma caixa de câmbio manual normal é o resfriador de óleo. Este resfriador de óleo possui uma pequena bomba que é fixada na parte traseira do eixo interno que corre para a frente até o diferencial. O óleo só é circulado quando as rodas estão girando.

Ao drenar, você precisa soltar o bujão principal na parte traseira, bem como o bujão pequeno sob o diferencial. O óleo está na mesma câmara, mas claramente existem dois pontos baixos de onde você precisa drenar. O enchimento é feito por meio de um único orifício de enchimento.

Quando você drena o óleo da engrenagem do orifício de drenagem traseiro, inicialmente ele drena rapidamente, mas depois, nos dez minutos seguintes, mais e mais pinga. Este é o resfriador de óleo esvaziando lentamente. Quando você enche inicialmente, o resfriador de óleo ainda está vazio e precisa ser preenchido. Você faz isso colocando a transmissão em 1ª marcha em marcha lenta (quando estiver no elevador) e deixa as rodas girarem lentamente por dois minutos para girar a bomba e garantir que o resfriador de óleo esteja cheio. Em seguida, você para o motor e completa o óleo.

Se você for substituir os dois fluidos, faça primeiro a substituição do fluido da embreagem e, em seguida, o óleo da engrenagem. Isso ocorre porque você não quer que a cavidade do fluido da embreagem fique muito quente antes da substituição.

DIY de substituição do fluido da embreagem

1. Levante o carro para ter acesso por baixo. Precisa estar nivelado. Remova a roda traseira esquerda. O motor precisa estar frio.

2. Use fita adesiva para cobrir a folga entre a carcaça da transmissão e a bandeja na esquerda (imagem acima). Limpe com desengraxante antes de colar para que grude. Isso cobre as folgas entre a bandeja e a carcaça para que não encham de óleo.

3. Solte o bujão de enchimento no lado esquerdo. Quando solto, aparafuse-o novamente com os dedos. Você quer verificar se pode removê-lo antes de drenar a panela.

4. Remova o bujão de drenagem e drene o fluido da panela. Depois de drenado, instale o bujão. 15Nm. Tenha cuidado. É um bujão de alumínio e a conexão torx T30 é facilmente removida se você usar uma ferramenta ruim.

5. Remova o bujão de enchimento. Use a bomba para encher até pingar do orifício de enchimento. Deixe a bomba conectada para que você possa fazer o enchimento final facilmente.

6. Ligue o motor.

7. Encha com a bomba até pingar. Deve precisar de um pouco mais.

8. Mão na tubulação de alimentação do trocador de calor. Quando a temperatura estiver suavemente quente (aprox. 40C). Remova a mangueira da bomba. Certifique-se de que o nível do fluido seja um bom gotejamento sólido.

9. Instale o bujão de enchimento. 27 Nm.

10. Desligue o motor.

11. Limpe a panela e a cinta de suporte sob a transmissão.



DIY de substituição do óleo da engrenagem

1. Levante o carro como acima.

2. Remova o bujão principal de drenagem do óleo da engrenagem. Deixe drenar por 10 minutos para que o trocador de calor esvazie. Instale 27 Nm.

3. Remova o bujão de drenagem do diferencial e drene o óleo. Instale 10 Nm.

4. Remova o bujão de enchimento. Use a bomba para encher até pingar. Instale o bujão com os dedos.

5. Entre no carro. Feche a porta e ligue o motor. Coloque na mudança manual 1ª. Freio e freio de estacionamento desligados. Deixe as rodas girarem lentamente em marcha lenta em 1ª por 2 minutos. Mantenha a porta fechada. Você receberá avisos no MFD, se não.

6. Freios ligados. Selecione P. Motor desligado.

7. Encha com a bomba até pingar. Levará algumas bombas a mais devido ao trocador de calor agora estar cheio de fluido.

8. Instale o bujão de enchimento. 27 Nm.

9. Limpe a panela e a cinta de suporte sob a transmissão.
 

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#3 · (Edited)
ATUALIZAÇÃO:

Esta manhã comparei o nível de enchimento que alcancei anteriormente com o uso do modo de enchimento PIWIS. Eles são idênticos.

Como eu suspeitava, tudo a jusante do corpo da válvula permanece cheio quando você drena o fluido. Quando o modo de enchimento é ativado, você pode ouvir a transmissão batendo enquanto ela faz sua coisa, mas como tudo já está cheio, ele não abaixa o nível do fluido e, portanto, nenhum fluido adicional é necessário.

Além disso, selecionar as diferentes marchas não faz diferença porque tudo a jusante do corpo da válvula já está cheio. Eu alterei o procedimento de enchimento para refletir isso.

No final, o procedimento é extremamente simples. Drenar, encher, dar partida no carro, encher, esperar até aquecer, instalar a bujão de enchimento. Eu classificaria como mais fácil do que uma troca de óleo do motor.

No OP acima, incluí um link para um vídeo que fiz e que fala sobre o DIY e mostra o que acontece no modo de enchimento.
 
#4 ·
Levei o meu a uma oficina independente da última vez, mas da próxima vez vou definitivamente fazer eu mesmo. Obrigado pela descrição e confirmação.
 
owns 2014 Porsche Boxster S
#6 · (Edited)
É do Manual da Oficina. A primeira referência (primeira imagem abaixo) é a que eu usei.
Eu acho as especificações de tolerância um pouco estranhas. A maneira como eu leio isso é que o torque é de 15-18 Nm.

Eu também encontrei outra referência que diz 20 ft lb (27 Nm) no mesmo documento. Isso claramente contradiz a primeira referência no mesmo documento. Esta é a segunda imagem abaixo.

A bujão de drenagem é muito menor do que o bujão de enchimento e é muito diferente do bujão de enchimento. Eu acredito que a segunda referência está incorreta.

Eu evitaria o aperto excessivo. O bujão de drenagem é um bujão de alumínio e o torx é fácil de danificar ao remover. Além disso, o bujão tem um anel de vedação ao redor de seu perímetro e é totalmente vedado mesmo antes de você ter parafusado tudo. O anel de vedação impede que ele saia, então ele não vai sair mesmo se você não apertá-lo o suficiente. Para ser honesto, se eu colocasse 27 Nm nele, tenho certeza que eu estaria perfurando-o, pois o encaixe torx seria danificado facilmente antes de soltar.
 
#7 · (Edited by Moderator)
Jeff, só queria dizer muito obrigado pelo seu relatório e por me dar confiança para fazer isso sozinho. Fiz os dois fluidos hoje, bem como o filtro/cárter, pois está prestes a atingir 120.000 milhas e eu gostaria de manter este carro indefinidamente, então seguro barato. Tanto os fluidos PDK quanto os diferenciais pareciam muito bons, considerando a quilometragem; um bom castanho mel. Quanto ao trabalho, foi mecanicamente fácil o suficiente, mas muito confuso do ponto de vista do enchimento de fluido e da remoção do cárter, que continha muito mais fluido do que você imaginaria depois de drenar por um longo tempo. E encher até sair do buraco, juntamente com as bombas de transferência que não paravam de bombear quando eu estava tentando remover as mangueiras e substituir os plugues... foi o trabalho mais confuso que já fiz.

Dito isso, o test drive foi perfeito e suave, sem soluços e sem problemas, então é um bom começo! Para os parafusos do cárter PDK, comecei com 2 lb ft, / 24 in lb, e testei nos parafusos existentes até encontrar um número de torque que começasse a girar o parafuso antes de clicar. Esse número acabou sendo 34 in lb. Então interpretei isso como a configuração inicial de torque de 24 in lb + “rendimento médio”. Ao reinstalar os novos parafusos, apertei todos para 24 in lb, depois voltei e dei a todos uma configuração final de 34 in lb, menos de 1 lb ft adicional. Sem vazamentos até agora, e realmente não é muita rotação adicional do que 24 lb ft. Estou confortável com isso.

Obrigado novamente por ser o pioneiro e compartilhar o conhecimento! Estou indo para a concessionária pela manhã para um alinhamento, pois tive que remover todas as chaves e o cárter de suporte para substituir o cárter.

Saúde!
 
#8 · (Edited by Moderator)
Bom trabalho. Fico feliz em ter ajudado.

Ele dirige de forma diferente? Você planeja verificar o nível do fluido da embreagem novamente depois de dirigir um pouco?

Embora eu tenha presumido que o modo de preenchimento não era necessário para fazer a troca do filtro/cárter, eu não tinha certeza, a menos que alguém o fizesse e verificasse.
 
#9 ·
Eu planejo verificar isso logo de manhã antes de ir para a concessionária. Abri a tampa de enchimento esta manhã enquanto o carro estava frio para ver quanto, se é que sairia alguma coisa. Com certeza, escorreu um pouco. Então, quando estiver frio novamente amanhã de manhã, vou procurar que faça o mesmo. Se não o fizer, vou enchê-lo enquanto estiver frio. Até agora, tudo o que deveria ser suave está suave (modo normal), e tudo o que deveria ser nítido é rápido e nítido (esporte e esporte plus). Nada está escorregando ou batendo, então acredito que foi um sucesso!
 
#11 ·
Se o lixo não tiver sido recolhido quando eu chegar em casa, tentarei fazer isso. Posso dizer que é um material fibroso, bem tecido, quase como uma palha de aço. O novo é branco puro, e o usado era cinza escuro, sem partículas visíveis a olho nu. Quando limpei os ímãs, havia um brilho no papel toalha, mas nenhuma peça tangível que fosse grande o suficiente para identificar como uma única peça de metal. Faz sentido?
 
#13 ·
Sem problemas.
O que você escreveu na postagem acima sobre o material semelhante a uma esponja de aço é realmente tudo o que eu precisava, pois eu só queria confirmar que é como um filtro de transmissão automática padrão.
A pequena quantidade de material nos ímãs é uma boa notícia. Se houvesse pedaços que você pudesse ver, isso seria muito ruim. Eu esperaria que fosse como uma pasta dos materiais mais finos. Se for apenas uma pequena mancha após 120.000 milhas e o óleo ainda estiver marrom mel, isso me diz que há muito pouco desgaste nas embreagens. A Porsche claramente fez um trabalho muito bom em gerenciar o desgaste com o software TCM.
 
#14 ·
Acabei de fazer este serviço, apenas drenagem e enchimento, (duas vezes para obter mais fluido novo para a relação do fluido antigo) e parece que consigo drenar cerca de 2,5L (mais estou a adivinhar mais 0,1L ou 0,2L que pingam fora do balde ou acumulam-se no suporte da barra transversal) mas para o enchimento foi perto de 3L que bombeei na primeira vez e cerca de 2,9L foram bombeados na segunda vez. Quando puxei a tampa de enchimento antes da primeira troca, nada pingou. Com 6 anos e 38.000 milhas no enchimento de fábrica, é comum estar 1 litro abaixo assim (assumindo que é por isso que tirei mais)? A única outra coisa em que consigo pensar é que o carro não está perfeitamente nivelado (usando o elevador Quick Jack na minha garagem). Obrigado

Jeff
 
#15 ·
Obrigado JJ pelas suas instruções detalhadas. Fiz o meu ontem à noite na oficina de um amigo com 24.xxx milhas. Era noite de oficina para os rapazes. Resultou numa melhoria notável nas mudanças e tem muito menos “derrapagem” ao passar da marcha-atrás para a frente. Só troquei os fluidos desta vez, vou trocar a panela da próxima vez. Planeio fazer novamente depois de mais 2 fins de semana na pista - pois a troca só tira cerca de 3 litros. Agora que fiz isso, e seguindo as suas instruções, vejo como é realmente simples. Muito obrigado!
 

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#16 ·
Tentei fazer um resumo de peças, locais, torques e ferramentas necessárias. Por favor, veja minha lista e me avise se esqueci alguma coisa ou se entendi algo errado....

Peças necessárias:
(2) Tampões de enchimento
(1) Óleo de engrenagem M18 x 1,5, peça nº 97032180500
(1) Óleo de embreagem M18 x 1,5, peça nº 97032180500
(3) Bujões de drenagem
(1) Óleo de engrenagem M18 x 1,5, peça nº 97032180500
(1) Dreno de óleo da engrenagem do diferencial, 9A7-008-526-00
(1) Dreno da cárter de óleo da embreagem, peça nº 9G1-321-825-02
Óleo de engrenagem - (3) Litros Mobillube PTX 75W-90, 000
Óleo de embreagem – (4) Litros de fluido Porsche Pentosin PDK, 000-043-305-12
E se estiver trocando a cárter/filtro de óleo….
Cárter com junta e filtro integrado – peça nº 9G1-321-025-00
(13) parafusos com kit de cárter.

Configurações de torque:
Tampões de enchimento;
(1) Enchimento de óleo de engrenagem - torque para 27 nm / 20 ft lb
(1) Enchimento de óleo de embreagem - torque para 27 nm / 20 ft lb
Bujões de drenagem
(1) Dreno de óleo de engrenagem, torque para 27 nm / 20 ft lb
(1) Dreno de óleo da engrenagem do diferencial, torque para 10 nm / 7,5 ft lb
(1) Dreno da cárter de óleo da embreagem, torque para 15 nm / 11 ft. lb
Parafusos de parâmetro da cárter de óleo (se trocados), torque para 2,7 nm / 24 INCHES

Localização:
(2) Tampões de enchimento;
(1) Enchimento de óleo de engrenagem – no lado direito.
(1) Enchimento de óleo de embreagem - lado esquerdo perto dos tubos de resfriamento
(3) Bujões de drenagem
(1) Dreno de óleo de engrenagem – centro atrás da cárter
(1) Dreno da engrenagem do diferencial - no lado direito perto do canto da cárter
(1) Dreno da cárter de óleo da embreagem - na cárter, acessado através de um orifício redondo

Ferramentas:
(2) Tampões de enchimento;
(1) Enchimento de óleo de engrenagem – Hex 8 mm, com extensão
(1) Enchimento de óleo de embreagem – Hex 8 mm, com extensão
(3) Bujões de drenagem
(1) Dreno de óleo de engrenagem – Hex 8 mm, com extensão
(1) Dreno da engrenagem do diferencial – Hex 5 mm,
(1) Dreno da cárter de óleo da embreagem - na cárter – Torx 30
Fita para proteger a junta da cárter de óleo
Chave de torque
Recipiente de coleta de óleo
Bomba de enchimento de óleo

Obrigado, Matt
 
#36 ·
Peças Necessárias:
Bujões de Drenagem
(1) Bujão de drenagem da cárter de óleo da embreagem, peça nº 9G1-321-825-02 Bujão de Vedação: PAF-008-528
Eu encomendei peças para me preparar para este trabalho e o número da peça da cárter foi substituído por Bujão de Vedação: PAF-008-528 e agora custa cerca de duas vezes mais (US$ 13-14 cada).
 
#19 ·
Bom trabalho. Feliz por ter ajudado.

Santa fumaça, esse fluido está escuro para apenas 24 mil milhas. Com que frequência você anda com o carro na pista?
Não foi bonito. Eu tenho 3 fins de semana de pista no carro. Ele foi colocado em serviço em 2014, então tem 6 anos.

Mais uma vez, muito obrigado, pois seu relato me deu confiança para enfrentar isso - fico feliz por ter feito isso.
 
#18 ·
Esse fluido está muito escuro para o diferencial/PDK. O meu estava quase como novo quando foi trocado aos 60.000 milhas e 30 dias de pista.
 
owns 2014 Porsche Boxster S
#20 ·
Esse fluido está muito escuro para o diferencial/PDK. O meu estava quase como novo quando foi trocado aos 60.000 milhas e 30 dias de pista.
Ao olhar para as minhas sequências de fotos, esse é o fluido que veio do lado da embreagem. O lado da engrenagem não estava nada melhor.
 
#21 ·
jjrichar, obrigado novamente pela ótima redação. Usei isso 6 vezes agora (4x com troca de cárter) sem problemas.

Jaymac17, eu usei 4 Nm para os parafusos do cárter (passagem de 2 Nm, depois passagem de 4 Nm) e não tive vazamentos, gotejamentos ou parafusos soltos após 6 meses de condução diária e 10 dias de pista em dois carros diferentes (997.2 Targa 4 e 981 Boxster S).

Fico feliz por termos este tipo de comunidade.

Jeff
 
#22 ·
Fico feliz em ter ajudado. Meu objetivo era tentar desvendar o mistério por trás da transmissão e fazer com que as pessoas percebessem que não é nada de especial e que a manutenção é um processo simples. Se as pessoas estão usando as informações para não serem feitas de reféns pelas concessionárias para a manutenção básica, então a missão foi cumprida.

É engraçado, mas quando comprei o carro, tive a impressão de que seria difícil trabalhar nele. Quanto mais eu faço, mais percebo que ele é realmente muito bem projetado para facilitar a manutenção, considerando que é um carro com motor central. Há muito mais mistério em torno do carro e de seu funcionamento do que o necessário, na minha opinião.

Uma pergunta para quem conhece a transmissão e o material da carcaça. É alumínio ou magnésio? Minha suposição é que é alumínio (não é pintado e parece alumínio) e os parafusos de alumínio são apenas para peso, em vez de preocupações com corrosão galvânica com uma carcaça de magnésio. Se a carcaça for de alumínio, eu pessoalmente substituiria os parafusos de alumínio por parafusos ZF M6 padrão que eles usam em praticamente todas as outras bandejas de transmissão que eles fazem com uma carcaça de alumínio. Evita a dor dos procedimentos de aperto de baixo torque e você nunca precisa substituí-los. Tenho certeza de que existe uma maneira de testar facilmente o material da carcaça para alguém com conhecimento.
 
#24 · (Edited by Moderator)
Excelente artigo!!!! Estou prestes a começar este projeto no meu 987.2 Cayman S PDK.

Comecei por querer trocar uma bota do eixo de transmissão rasgada. Mas com a bandeja inferior fora, estou ansioso para terminar isso também. Já tenho um "kit de serviço da bandeja de óleo da transmissão" Porsche # 9G132102500-K, que tem algumas juntas, anéis de vedação e um elemento filtrante achatado.

Como não consegui encontrar os detalhes nesta postagem, qual é o fluido que todos vocês usaram para o PDK e também o óleo da engrenagem? Estou assumindo que nem todos foram com o original da Porsche.

Obrigado!
 
#28 ·
Entendendo que o bujão de drenagem do fluido da embreagem é vedado com um anel de vedação e pode ser reutilizado se estiver em boas condições, e os 2 bujões de drenagem do óleo da engrenagem? Eles usam arruelas de esmagamento que precisam ser substituídas?
Não. São bujões ZF padrão que eles usam em todas as suas transmissões. Eles têm uma arruela de plástico que é embutida no bujão. O livro fala sobre a substituição do bujão, mas não é necessário. Tenho reutilizado esses bujões em todas as minhas transmissões por muitos anos, sem problemas. Eles são de muito alta qualidade.
 
#30 ·
Com a ajuda das informações neste tópico, fui em frente e troquei o fluido da embreagem no fim de semana passado.

A minha é uma 2013BB com 60.000 milhas, principalmente milhas de deslocamento que terminaram há cerca de 5 anos. Coloquei apenas alguns milhares de milhas/ano nos últimos 5 anos, e está em serviço há 8 anos e 8 meses. Tudo na rua, sem pista, e não tenho Sport Plus, então sem Launch Control/arrancadas fortes. PDK agendado para ambas as trocas de óleo aos 120.000 km/12 anos. Eu ia fazer os dois óleos, mas decidi fazer apenas a embreagem (sem cárter/filtro) agora, para poder me concentrar apenas nela. Farei a caixa de câmbio em alguns meses, quando fizer a revisão de fim de ano do óleo do motor, filtro, sangria dos freios, etc.

Este (processo de troca de óleo da embreagem) não é grande coisa. Coloquei o carro em Quick Jacks, puxei a tampa de enchimento para ver o quão alto estava o nível (começou a sair). Reinseri-o, depois drenei o fluido da embreagem. A cor do fluido era mais escura do que o fluido novo, mas não terrível. Fiz uma coisa diferente das instruções postadas; Quando o fluido parou de pingar, deixei o bujão de drenagem fora e bombeei cerca de meio litro para o enchimento para deixar sair mais do óleo velho que não drenou do fundo da panela. Reinstalei o bujão de drenagem e enchi com cerca de 2,5L até que o óleo saísse pelo orifício de enchimento. Liguei o carro e adicionei mais cerca de 0,5L. Quando o tubo do resfriador de óleo estava quente ao toque, levou talvez mais algumas onças para fluir fortemente para fora do orifício de enchimento novamente (cerca de 1 bomba). Reinstalei rapidamente o bujão, e foi isso. Tudo correu como esperado.

Eu só acrescentaria que foi um pouco bagunçado, mesmo com todas as ferramentas certas, pois o óleo tende a respingar e pingar. Caso contrário, sem problemas. Recentemente comprei um Foxwell 530, que afirma que executará a calibração PDK. Eu pretendia fazer isso após o test drive, mas o processo não conseguiu iniciar. Isso terá que ser resolvido com o fabricante e é para outro post.

A embreagem está um pouco melhor parada. As mudanças de marcha sob força estavam começando a perder sua nitidez antes da troca de óleo. Eles estão melhores agora.

Quero agradecer a jjrichar's por detalhar sua experiência neste tópico. Embora eu seja um DIY'er experiente que começou como técnico automotivo há muitos anos, fiquei tão assustado quanto muitos em relação aos mistérios do PDK. Sua postagem detalhada aqui foi fundamental para aliviar minha ansiedade de que isso fosse algo que apenas um técnico da Porsche com PIWIS poderia realizar. Então, novamente, obrigado!

Posso ou não enxaguar novamente no futuro para remover mais do óleo velho, mas trocarei o óleo da caixa de câmbio em breve. Na marca de 10 a 12 anos, deixarei cair a panela e a substituirei junto com todo o óleo. Veremos o que o futuro nos reserva...